Leitura

O que é e como funciona?

Ciranda do Livro é um Projeto do Quintal de incentivo à Leitura.
Todas as sextas-feiras, cada criança leva, em sua pasta, um livro para que seja lido a ela por seus pais.

Importância do Projeto
Apesar de todos os avanços dos meios de comunicação, o livro ainda é a ferramenta mais eficaz no desenvolvimento cultural de um povo. Por isso, a leitura deve ser incentivada. Se a criança, desde cedo, aprende a gostar do livro, a tê-lo como seu melhor amigo, apreciará a boa leitura e terá facilidade nos estudos por toda a vida.

Como ler para seu filho(a)
Leia sempre em voz alta, em boa entonação, oferecendo à criança a oportunidade de acompanhar a relação linguagem oral-escrita. Leia quantas vezes puder e interessar à criança para que ela lembre da história e dos detalhes, palavras novas etc.

Ficha de Leitura
A Ficha de Leitura vai sempre na pasta, junto ao livro. É de grande importância para controle dos livros, para evitar que se repitam e para que saibamos os gostos e preferências de cada um. Pode ser preenchida pelos pais ou pela criança.

Parceria com as famílias

Projeto Roda de Leitura com Pais

Nesse projeto, papai e mamãe escolhem, junto de seu filho, um livro para ser lido com a turminha da escola! Em data pré-estabelecida, a família vem ao colégio e realiza a leitura. Esse é um projeto que já está em seu terceiro ano e é o maior sucesso entre os pais!!! Ele se inicia com turmas a partir do Infantil I (2 a 3 anos).
       Aqui no Quintal, a família participa ativamente do processo de ensino-aprendizagem e da vida escolar de seus filhos!!!

Projeto mostre seu talento

Projeto Mostre Seu Talento

Nesse projeto, que se inicia com turmas a partir de Infantil II (3 a 4 anos), pais escolhem, previamente, uma atividade a fazer com a turma de seu filho a partir grade curricular do colégio. Além da atividade (Arteterapia, Ballet, Judô, Culinária, Musicalização, Expressão Corporal, Horticultura, Teatro, entre outras), os pais escolhem também de que forma gostariam de participar: se como agentes condutores da atividade ou se como participantes da aula.
      Esse é mais um projeto que acontece em parceria com os pais e que os permitem conhecer um pouco mais de nossa rotina escolar!

Projeto roda de conversa com os pais

O PROJETO “RODA DE CONVERSA COM OS PAIS” vem para dar continuidade ao movimento que priorizamos aqui no Quintal que é o de aproximação das famílias do universo escolar; afinal, uma boa educação se faz a “seis mãos”!
        Nesse projeto, enviamos previamente aos pais por e-mail, textos relativos à Educação e áreas afins. Em data agendada, reunimo-nos na escola para discutirnmos e apresentarmos diferentes pontos de vista acerca do tema abordado pelos textos.
          O intuito da Roda de Conversa não é o de dar respostas prontas, mas sim o de promovermos questionamentos às nossas condutas enquanto pais/educadores. Ao buscarmos informações e refletirmos sobre elas estamos ajudando nossos filhos a se desenvolverem e vamos também nos construindo enquanto pais.

Alguns textos que já foram discutidos em nossas "Rodas de Conversa":

1. "O controle natural dos esfíncteres e o autoritarismo dos adultos" (Gutman, L. In: Maternidade e o encontro    com a própria sombra. Rio de Janeiro: BestSeller, 2010)

1. Fichamento da obra "Compreendendo seu filho de 3 anos" de Judith Trowell (Clínica Tavistock)

1. "Sobre a disciplina" e "Por que castigo não funciona" (Gutman, L. In: Maternidade e o encontro com a própria sombra. Rio de Janeiro: BestSeller, 2010)

1. "As crianças e o direito à verdade" (Gutman, L. In: Maternidade e o encontro com a própria sombra. Rio de Janeiro: BestSeller, 2010)